Muitas vezes deparamo-nos com situações em que devemos dar permissão a determinado arquivo ou diretório para podermos fazer coisa ou outra.
É muito comum seguir tutoriais em que se dá permissão de execução usando comandos como "chmod +x" ou "chmod 777", mas na verdade qual é o significado disto? Qual é a lógica para estes números?
Bem, vou começar explicando sobre numeração binária. Em computação o 0 = desligado/falso e o 1 = ligado/verdadeiro.
Com a tabela anexa ficará fácil de entender o funcionamento das permissões: Nesta tabela explico que para cada um dos níveis de 0 a 7 há uma combinação binária informando quais as permissões de acesso de cada nível. Por exemplo:
1) no nível 0 eu não tenho permissão para escrever nem para ler nem para executar.
2) no nível 5 eu tenho permissão para ler e executar mas não para escrever. E assim por diante.
As execuções devem ser dadas sequencialmente para GRUPO, USUÁRIOS e OUTROS. Sendo assim, quando você digita "chmod 777" por exemplo, o primeiro 7 é a permissão para o grupo, o segundo é para os usuários e a terceira é para outros. Neste exemplo você deu permissão total à todos (grupos, usuários e outros).
Outra forma de conceder permissões é utilizando as layers.
Quando você digita chmod +x por exemplo, está simplesmente dando permissão de execução para o arquivo. Se você digitasse chmod -x estaria tirando a mesma permissão.
Pode-se então digitar chmod +rx -w se quiser dar permissão de leitura e execução e quiser também retirar a permissão de escrita no mesmo.
Obs.: Se no exemplo anterior fosse digitado chmod +rx apenas, a permissão de escrita seria mantida a já existente. Por isto é importante sempre definir todas elas.
Bem, a dica é esta. Espero ter contribuído para o entendimento de todos ;)
Att,
Fonte: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Entenda-como-funciona-o-controle-de-restricoes-no-Linux
quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário